Mostrar mensagens com a etiqueta política de desenvolvimento. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta política de desenvolvimento. Mostrar todas as mensagens

sábado, 1 de outubro de 2011

Observatório das Desigualdades: um marco fulcral para informar as políticas públicas em Portugal


Funcionando desde 2008 junto do ISCTE-IUL, o Observatório das Desigualdades tornou-se em poucos anos um marco incontornável na recolha, sistematização, tratamento e estudo de informação estatística sobre o Portugal hodierno.
Como é referido no seu excelente site institucional, as desigualdades são assumidas numa perspectiva abrangente: "As desigualdades sociais são multidimensionais e raramente se cingem a um único factor, podemos falar de desigualdades em vários âmbitos: face ao emprego, rendimentos, escolares, qualificações e competências, género, étnico-raciais, etárias, saúde, entre outros. Esta multidimensionalidade representa um dos traços mais marcantes das sociedades contemporâneas".
Oxalá o reconhecimento do trabalho feito permita assegurar os meios indispensáveis para prosseguir e aprofundar a sua missão, ainda mais ingente no período de crise aguda como o que vivemos.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

PR exorta a um desenvolvimento mais harmonioso

Na véspera em que o governo apresentou publicamente o Sistema Nacional de Informação Territorial, o Presidente da República fez um discurso crítico sobre o estado do país.
Por ocasião da inauguração da Biblioteca Municipal José Cardoso Pires, em Vila de Rei (distrito de Castelo Branco), Cavaco Silva referiu que o interior do país "está como sempre mais longe dos investimentos e do emprego, e está despovoado como nunca esteve". É sua convicção "que o país, no seu todo, tem de assumir a responsabilidade de apostar num desenvolvimento mais humano e mais harmonioso". E deixou um alerta para a necessidade de se reforçar as políticas públicas orientadas para o desenvolvimento sustentável, de modo a travar o despovoamento do interior e, com ele, a corrosão social, política e territorial. Nas suas palavras: "A coesão territorial e a defesa da nossa identidade exigem uma atenção acrescida dos poderes públicos ao grave problema do despovoamento do interior". A notícia é do Público e pode ser lida aqui.
Nb: imagem retirada daqui.