O título do Público de hoje é cómico, a grande descoberta de hoje tem milénios na filosofia ocidental. Mas passe o provincianismo de o «nosso» cientista ter descoberto o já sabido, a notícia é um desastre (apesar de assinada por uma jornalista que já deu provas de saber o que faz). Não li o artigo de Damásio, mas se diz realmente «O neurologista António Damásio diz que sem as emoções não conseguimos fazer as escolhas morais correctas» (o que se lê no destaque do artigo), não chega a ser um artigo científico, e seria isso a notícia. Tal como está a notícia, vem na linha de várias, de que retenho uma outra sobre o número de doutorados em Portugal, em que o título de primeira página era enganador quanto ao conteúdo da notícia (tratava-se do número de inscritos em doutoramento a subir, não o de doutorados), a qual, por seu turno, apenas reproduzia dados do site da FCT, como um jornal gratuito, não de referência (aliás, até a notícia era mais pequena que a foto a ilustrá-la...). É por o jornalismo científico estar a cair assim, e os critérios de edição jornalistica serem estes, que não há quem pergunte ao ministro ou ao Primeiro Ministro onde andam os 1000 doutorados a contratar em 2007...
Don't get me wrong: Damásio é um cientista sério, o seu trabalho de divulgação é meritório, e até a gestão mediática que faz dele é inteligente (há cerca de um ano, a propósito de Freud, bem o Público tentou que ele desse a psicanálise por falsa, coisa que ele muito bem não fez, antes contradisse...). Continuo portanto a crer que Damásio terá feito algo mais inteligente que semelhante descoberta; mas suspeito que um destes dias algum jornal titule que se descobriu que a moral tem algo a ver com a justiça...
CL
Mostrar mensagens com a etiqueta Público; Damásio; moral; ciência; jornalismo. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Público; Damásio; moral; ciência; jornalismo. Mostrar todas as mensagens
quinta-feira, 22 de março de 2007
Subscrever:
Mensagens (Atom)