terça-feira, 31 de março de 2009

Criada a biblioteca europeia virtual de música

"Chama-se Variazioni e é uma plataforma internacional de ensino e pesquisa de música, com 16.759 conteúdos diferentes, 72 comunidades e 3.983 utilizadores registados até agora. Vídeos de aulas e de masterclasses, partituras digitalizadas, fotografias de compositores, biografias completas de músicos, concertos, teses de mestrado e outros documentos estão ao dispor em www.variazioniproject.org. Este projecto europeu pretende ser mais do que uma plataforma musical, assumindo-se como uma mistura dos conceitos utilizados pela Wikipédia e pelo YouTube, proporcionando aos visitantes o envio e o acesso a informação musical de forma totalmente gratuita. Não é necessário o login para entrar e pesquisar, apenas uma password para retirar informação. A Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo (ESMAE) do Porto juntou-se a outras escolas de música de toda a Europa para criar o Variazioni, que quer ser uma referência mundial na área. A inovação da ideia valeu o financiamento da UE. Depois de 30 meses de trabalho e 2,3 milhões de euros investidos, o Variazioni está agora disponível e traduzido em português, inglês, holandês, espanhol, finlandês e lituano.

«Um dos objectivos é que os próprios utilizadores contribuam para o desenvolvimento do portal», explica Bruno Pereira, coordenador do projecto em Portugal e responsável pela área de Relações Internacionais da ESMAE. «A ideia é que haja um enriquecimento constante dos conteúdos existentes e o Variazioni pode evoluir mediante a contribuição dos utilizadores, que podem, inclusive, traduzir conteúdos na sua própria língua», sublinha. O portal é coordenado pela Fundação Albeniz de Espanha, uma das referências europeias da área musical. «Não existe nada como o Variazioni e a componente de inovação foi um dos motivos para que a União Europeia apoiasse o projecto»".

Fonte: Sara Dias Oliveira, «Variazioni ESMAE participa na criação de biblioteca europeia virtual de música», Público, 31-3, p. 8.

Sem comentários: