sábado, 27 de dezembro de 2008

Federico García Lorca digital

Quem quiser saber sobre a vida e obra poeta e dramaturgo espanhol Federico García Lorca tem a partir de agora um vasto manancial de informação e documentação disponível na Internet.
A Residencia de Estudiantes lançou a semana passada a nova web corporativa específica (garcia-lorca.org), organizando o acesso a mais de 15 milhões de referências virtuais a Lorca. Trata-se dum espaço de "referência básico para a vida e obra de Lorca", nas palavras da sobrinha do poeta e presidente da Fundação García Lorca, Laura García Lorca. O projecto teve o apoio de especialistas como Christopher Maurer (Univ. de Boston) e Andrés Sorria (Univ. de Granada).
Foram ainda inaugurados uma Biblioteca del autor, através da Biblioteca Virtual Miguel de Cervantes, e o Archivo Federico García Lorca, no portal Edad de Plata, contendo 2500 documentos digitalizados alusivos à sua vida e obra (manuscritos, correspondência privada, desenhos, cartazes, programas, etc.). Para 2009, prevê-se a criação duma rede social em torno do poeta, e em 2010 abrirá o Centro García Lorca, em Granada, com teatro, sala de exposições, arquivo e biblioteca. Mais informações aqui. Ainda a propósito de Lorca, está patente em Lisboa uma mostra sobre a editora Ruedo Ibérico, no Instituto Cervantes de Lisboa, até 22 do próximo mês.

Sem comentários: