sábado, 3 de julho de 2010

Classica Digitalia: quando o sonho se faz obra

A Classica Digitalia é um projecto recente da Universidade de Coimbra, e com vistas largas: «A biblioteca online CLASSICA DIGITALIA - VNIVERSITATIS CONIMBRIGENSIS visa criar um grande espaço de difusão da cultura científica para a área dos Estudos Clássicos. A biblioteca estará receptiva a colaborações de toda a comunidade académica, dando especial atenção à criação de sinergias dentro do espaço lusófono».

Além da componente digital, de livre acesso, está assegurada a publicação em formato impresso de todos os títulos editados pela CLASSICA DIGITALIA.

Esta biblioteca está dividida em 4 áreas: 1) Humanitas (revista homónima, parte da qual de livre acesso); 2) Humanitas-Supplementum; 3) Autores Gregos e Latinos; 4) Varia. A pesquisa das obras pode ser feita por título, autor, assunto e data. Disponibiliza ainda um serviço de alertas.
Entre os últimos textos digitalizados contam-se as Obras morais - sobre o afecto aos filhos, sobre a música, de Plutarco.

Nb: este post foi inspirado no texto «Erudições», de José Pacheco Pereira, uma ode sentida à erudição, esse «sonho de absoluto» visto por muitos como obsoleto e inútil...

Sem comentários: