quarta-feira, 20 de junho de 2007

Call for papers

Do Brasil, chega este pedido de divulgacao:

Prisma Juridico é uma publicação anual com um setor temático dedicado a temas de Filosofia e Teoria Geral do Direito. O setor não-temático publica artigos de pesquisa em qualquer área do Direito.A revista pode ser lida integralmente neste sítio da internet:http://www3.uninove.br/mkt/prisma.php .O limite de extensão para artigos é de trinta e cinco mil caracteres(inclusive os espaços) e, para resenhas sobre obras jurídicas publicadas em 2006 ou 2007, de sete mil caracteres (contando os espaços). Os autores deverão enviá-los para o endereço prismajuridico@uninove.br .Para este volume, o tema será “Direito e princípios”.

E e' um muito bom tema. Os interessados em saber o prazo contactem a revista, quem a faz e' serio.

quarta-feira, 13 de junho de 2007

Richard Rorty

A noticia fica, embora ja' nao seja exactamente nova. Ver, por exemplo, aqui. Para mais, ver aqui.
Mesmo para quem nao era fan dos seus trabalhos (Achieving our country tinha piada traduzir com uma introducao dele, tentei e nunca consegui nenhum editor, agora...), o seu desaparecimento e' uma noticia triste. Ao contrario do que sucedia com Deleuze, para dar apenas um exemplo, que quando morreu ja' tinha atra's de si o essencial da sua Obra, de Rorty era sempre possivel esperar algo novo. Havera' ineditos?

segunda-feira, 11 de junho de 2007

Celebrar Portugal, hoje

Fora o que ja’ foi dito (sobretudo por Claudia Castelo) no ladoA do Peao, o 10 de Junho merece mais atencao do que aquela que lhe e’ dada em Portugal.
Todos os anos recebo mensagens inteiramente gratuitas, movidas a emocao pura a pesar de escritas por academicos, relacionadas com a data. Em comum, serem escritas a partir de outros paises (maxime, Brasil). Mas so’ este ano (ontem...) passei o dia nacional fora de Portugal – onde ele se comemora realmente. Nao em Londres, que na descricao do post de ontem no ladoA coincide com o que o Daniel Melo escreveu num artigo recente na revista do Instituto Diplomatico. Passei o dia na parade de Newark, a maior comunidae portuguesa da costa leste americana, com almoco oficial incluindo cobertura televisiva (SIC e RTP). Esteve presente o Mayor de Newark, feito honorary grand marshall, toda a gente que e’ gente na comunidade portuguesa, os ocasionais de passagem como eu, e uma trupe politica de Direita (Manuela Aguiar, Luis Filipe Menezes, Martins da Cruz), acompanhada de outra de autarcas (a estrela foi Avelino Ferreira Torres) e uma secretaria de Estado a compor o ramalhete. A artista convidada para rainha da parada foi Luciana Abreu – a Floribella.
Algum calor, demasiada gente, todas as lojas abertas, mistura geral com brasileiros (em numeros crescente e com as mesmas tensoes que se sabe em Portugal) e porto-riquenhos, cuo dia nacional tambem se celebrava ontem (com parade na 5ª avenida da Big Apple). No meio do desfile, uns gaiteiros escoceses, militares, policias e bombeiros americanos, muita publicidade pouco encapotada e sei la’ eu que mais. Frango e sardinha a assar na rua, fila enorme para as farturas, barulho ensurdecedor. Na verdade, algo entre um arraial nortenho de Verao, um desfile tipicamente americano e um Carnaval de Torres Vedras.
Nao ha’ comparacao possivel com o 10 de Junho em Portugal. Nem com nenhum outro feriado nacional: uma verdadeira festa popular, alias estendendo-se ao longo de varios dias (as ruas ja’ estavam paramentadas em Maio). Ja’ nem falo das tristes cenas encenadas por PCP e BE no 25 de Abril (e tambem ontem, se bem percebo), nem na crescente insignificancia do 1o de Maio (como o teste da greve geral parece ter provado). Falo da secularizacao dos feriados religiosos feita segundo o modelo hedonista, de que a Pascoa e o Natal sao os melhores exemplos. Nada neles se compara ‘a genuina festa popular (do povo como ele e’ e nao como o pintam) que o 10 de Junho dos emigrantes e’. Nao admira que se sintam marginalizados em Portugal, sentem o pais com muito mais emocao (talvez por nao terem de la’ viver...) do que os outros.O 10 de Junho, o unico feriado vivo dos portugueses, deveria passar a ser designado por dia das comunidades portuguesas emigrantes –e pronto. Mas talvez elas nao o quisessem, o que nao seria de estranhar e so’ lhes fica bem...